UF de Trevões e Espinhosa UF de Trevões e Espinhosa

Trevões

Trevões é uma antiga freguesia portuguesa do concelho de São João da Pesqueira, distrito de Viseu, com 21,55 km² de área e 540 habitantes (2011). A sua densidade populacional era 25,1 hab/km². É uma aldeia vinhateira do Douro.

Foi sede de concelho entre 1159 e meados do século XIX. Inicialmente era constituído apenas pela freguesia da sede e tinha, em 1801, 902 habitantes. Após as primeiras reformas administrativas do liberalismo foram-lhe anexadas as freguesias de Penela da BeiraPóvoa de PenelaCastanheiro do SulEspinhosaParedes da beiraRiodadesValongo dos AzeitesVárzea de Trevões e Pereiro. Em 1849 tinha 5 804 habitantes.
Em 2013 foi a freguesia de Trevões extinta e agregada à freguesia de Espinhosa, criando a União das freguesias de Trevões e Espinhosa.

A freguesia foi berço do filósofo José Maria da Cunha Seixas e do Visconde de Trevões Emídio José Ló Ferreira.

Espinhosa

Espinhosa é uma freguesia do Concelho de S. João da Pesqueira, no distrito de Viseu, que se localiza entre Várzea de Trevões e Castanheiro do Sul.
Com a nova reorganização administrativa do território, Espinhosa neste momento pertence à freguesia de Trevões.